PERNAMBUCO,
Marta Maria; SILVA, Antonio Gouveia da. Paulo Freire: a educação e a
transformação do mundo. In: CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GRÜN, Mauro;
TRAJBER, Rachel (orgs.). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a
educação ambiental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação
Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2006, p. 205-217.
Encontro na Câmara Municipal de São Paulo. Projeto Paulo Freire 2012. Educadores do CEI JARDIM RODOLFO PIRANI.
Paulo
Freire, é a ilustre pessoa da área da educação br asileira
que trataremos nesta resenha. As citações aqui expressas fazem parte do livro
Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental, com
especificidade ao capítulo Paulo Freire: a educação e a transformação do mundo.
A
primeira parte nos situa o porquê de Paulo Freire em uma discussão ambiental. Vemos
a pertinência pela grandiosa obr a que
este mestre nos deixou com um legado sobr e
a importância da formação cidadã, da construção social com uma prática político
pedagógica portadora de ética, sensibilidade, transformação pessoal e social.
Transformar esses saberes para a Educação Ambiental na crise ecológica que
atravessamos é de suma importância. Isto é ter uma visão de educação
interdisciplinar, que dialoga com as problemáticas refletindo sobr e estas, buscando ações que promovam a mudança e
transformação social, mudança de mundo.
Paulo Freire, br asileiro, nordestino, pedagogo, professor
universitário contemporâneo que deixou inúmeras obr as,
publicadas em diversos idiomas nos deixou um legado grandioso a pesquisadores
nacionais e internacionais. Com formação inicial em Direito na década de 40,
migrou para a educação, indo trabalhar como educador no SESI, com alfabetização
de adultos entre 1947 e 1954. Comprometido em atrelar educação com a superação
da miséria social, formação cidadã, foi convidado no inicio dos anos 60 pelo
Governo Federal para coordenar o Programa Nacional de Alfabetização. Com a
ditatura militar foi exilado continuando seu trabalho com ações educacionais de
movimentos sociais até em outros continentes como Europa e África. Retorna ao nosso
país em 1979, tornando-se professor universitário e neste caminhar um dos membr os fundadores do PT, Secretario Municipal de
Educação da cidade de São Paulo entre 1989 a 1991, vindo a falecer em 1997 na
cidade de São Paulo.
Sua obr a é magnífica, apoiada em ideias que busca
ressignificar o papel de cada ser humano na busca da superação da injustiça
social, mudança, transformação social através da convivência, relações
socioculturais. Em seu livro: Pedagogia do Oprimido, com primeira publicação em
1969 e várias reedições, é possível ver a proposta de uma pedagogia libertadora
com embasamentos metodológicos com formação de uma consciência crítica que
permitem aos sujeitos dialogarem e compartilharem laços interpessoais,
interpretando a realidade e promovendo a emancipação coletiva. É nesta
construção coletiva que a conscientização acontece e os homens começam a agir
sobr e o real, as “situações
limites”, mobilizando uma mudança na consciência de um grupo social que promove
a mudança. Paulo Freire fala sempre sobr e
a construção coletiva, o diálogo e consciência social, que traz novos
significados em busca de uma igualdade social.
A partir dos anos 90, vem sendo
abr angida a temática Educação
Ambiental e neste ponto a pedagogia crítica de Freire vem ao encontro de
princípios, diretrizes, ensinamentos voltados para práticas de ensino e
aprendizagem que ampara a formação na área ambiental. Assim a pedagogia preconizada
por Paulo Freire pode ser voltada para a Educação Ambiental, pois instrui sobr e o agir diante de uma problemática, com
enfrentamento aos desafios reais, com práticas sociais educativas, visando o
agir coletivo, com sujeitos atuem com diálogo e conhecimento crítico, dentro da
ação e reflexão, transformação social, igualdade social, mudança social
atrelada a esta questão ambiental deve ter por base uma formação que cidadã.
Paulo Freire foi inserido em minha vida de forma muito sutil ao ver suas citações serem expressas em textos, livros, palestras, congressos. A curiosidade foi sendo despertada e ao ler seus escritos e suas obras sempre no campo humanista, social, altruísta, cristão, filosófico, ético, amoroso acompanhado de um fazer e não somente discurssar ou dissertar o levarei para sempre comigo.
Verão de 2013, PROF.VERAMONTEIRO.
Verão de 2013, PROF.VERAMONTEIRO.