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sábado, 12 de janeiro de 2013

RESENHA PAULO FREIRE

PERNAMBUCO, Marta Maria; SILVA, Antonio Gouveia da. Paulo Freire: a educação e a transformação do mundo. In: CARVALHO, Isabel Cristina de Moura; GRÜN, Mauro; TRAJBER, Rachel (orgs.). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2006, p. 205-217.

Encontro na Câmara Municipal de São Paulo. Projeto Paulo Freire 2012. Educadores do CEI JARDIM RODOLFO PIRANI.
 
Paulo Freire, é a ilustre pessoa da área da educação brasileira que trataremos nesta resenha. As citações aqui expressas fazem parte do livro Pensar o Ambiente: bases filosóficas para a Educação Ambiental, com especificidade ao capítulo Paulo Freire: a educação e a transformação do mundo.

A primeira parte nos situa o porquê de Paulo Freire em uma discussão ambiental. Vemos a pertinência pela grandiosa obra que este mestre nos deixou com um legado sobre a importância da formação cidadã, da construção social com uma prática político pedagógica portadora de ética, sensibilidade, transformação pessoal e social. Transformar esses saberes para a Educação Ambiental na crise ecológica que atravessamos é de suma importância. Isto é ter uma visão de educação interdisciplinar, que dialoga com as problemáticas refletindo sobre estas, buscando ações que promovam a mudança e transformação social, mudança de mundo.  

Paulo Freire, brasileiro, nordestino, pedagogo, professor universitário contemporâneo que deixou inúmeras obras, publicadas em diversos idiomas nos deixou um legado grandioso a pesquisadores nacionais e internacionais. Com formação inicial em Direito na década de 40, migrou para a educação, indo trabalhar como educador no SESI, com alfabetização de adultos entre 1947 e 1954. Comprometido em atrelar educação com a superação da miséria social, formação cidadã, foi convidado no inicio dos anos 60 pelo Governo Federal para coordenar o Programa Nacional de Alfabetização. Com a ditatura militar foi exilado continuando seu trabalho com ações educacionais de movimentos sociais até em outros continentes como Europa e África. Retorna ao nosso país em 1979, tornando-se professor universitário e neste caminhar um dos membros fundadores do PT, Secretario Municipal de Educação da cidade de São Paulo entre 1989 a 1991, vindo a falecer em 1997 na cidade de São Paulo.

Sua obra é magnífica, apoiada em ideias que busca ressignificar o papel de cada ser humano na busca da superação da injustiça social, mudança, transformação social através da convivência, relações socioculturais. Em seu livro: Pedagogia do Oprimido, com primeira publicação em 1969 e várias reedições, é possível ver a proposta de uma pedagogia libertadora com embasamentos metodológicos com formação de uma consciência crítica que permitem aos sujeitos dialogarem e compartilharem laços interpessoais, interpretando a realidade e promovendo a emancipação coletiva. É nesta construção coletiva que a conscientização acontece e os homens começam a agir sobre o real, as “situações limites”, mobilizando uma mudança na consciência de um grupo social que promove a mudança. Paulo Freire fala sempre sobre a construção coletiva, o diálogo e consciência social, que traz novos significados em busca de uma igualdade social.
 
A partir dos anos 90, vem sendo abrangida a temática Educação Ambiental e neste ponto a pedagogia crítica de Freire vem ao encontro de princípios, diretrizes, ensinamentos voltados para práticas de ensino e aprendizagem que ampara a formação na área ambiental. Assim a pedagogia preconizada por Paulo Freire pode ser voltada para a Educação Ambiental, pois instrui sobre o agir diante de uma problemática, com enfrentamento aos desafios reais, com práticas sociais educativas, visando o agir coletivo, com sujeitos atuem com diálogo e conhecimento crítico, dentro da ação e reflexão, transformação social, igualdade social, mudança social atrelada a esta questão ambiental deve ter por base uma formação que cidadã.
 
Paulo Freire foi inserido em minha vida de forma muito sutil ao ver suas citações serem expressas em textos, livros, palestras, congressos. A curiosidade foi sendo despertada e ao  ler seus escritos e suas obras sempre no campo humanista, social, altruísta, cristão, filosófico, ético, amoroso acompanhado de um fazer e não somente discurssar ou dissertar o levarei para sempre comigo.   

Verão de 2013, PROF.VERAMONTEIRO.