Translate

domingo, 27 de janeiro de 2013

PRIORIDADES HUMANAS

 
Imagem do facebook 

 Prioridades humanas
 
Nunca vi alguém doente, com fome fazer a troca de ir se divertir gastando os seus centavos ou milhões e depois pensar em sua saude, bem estar. Caminhamos contemplando primeiro nossas necessidades biológicas e depois o entretenimento.
Deveríamos ter mais políticos que pensassem assim em relação a outras prioridades, focando nessas e depois sim canalizando para o lazer, distração. Mesmo que estes investimentos tenham um retorno monetário grande, que infelizmente não vemos investidos com clareza em obras públicas de qualidade ao povo, investir em saude, educação oportunidade de trabalho, segurança, entre outros é primordial.
Infelizmente o mundo reina no poder que não respeita as necessidades básicas de cada um de nós. Sempre vemos mazelas pelo mundo afora, no nosso país, em outros países e sempre há um palácio dentro destas mazelas.
É o palácio onde se constitui o poder e moram os poderosos, é o carnaval como cultura e primeira necessidade, é o futebol como futuro investimento de melhorias que somente alguns continuaram a desfrutar, é a má distribuição de renda promovendo a desigualdade social e exploração da mão de obra, entre outros campos da vida, que não contemplam de imediato a necessidade primordial do ser vivo.
E assim vamos vivenciando crianças, jovens, adultos, idosos, sem suas garantias fundamentadas e efetivadas pela Constituição Federal  legislação esta soberana de nosso país, pessoas adultas doente que desestruturadas psicologicamente a rua é o seu refúgio, o crescimento da violência social, a precariedade do sistema educacional, a saude sem um atendimento digno.
Mas há esperanças de que algumas mudanças poderão acontecer e que também sejamos francos, muitas conquistas já se fizeram presente, obviamente não na medida que aguardamos, mas com gosto de que pode melhorar. Sou esperançosa e desejo que outros também o sejam, pois alguém é humano neste mundo e se faz superhumano em suas atitudes concretas.
Verão de 2013, PROF.VERAMONTEIRO.