Translate

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O SABER


O SABER vem do latim sapere, ter gosto e, originalmente o seu significado estava ligado ao paladar. O significado do saber se ampliou e já não basta apenas o paladar para se saber sobre as ciências, as emoções e a vida. É preciso colocar-se por inteiro na busca do saber, de corpo e alma.

O saber é o sal do espírito, o gozo da alma, a consciência que o homem tem do mundo que o cerca e das diversas teorias criadas para explicar os mistérios que nos envolvem. O saber é a luz que nos permite enxergar a estrada. O homem cria o saber, e este transforma o homem, propondo-lhe novos desafios.

Em sua vida, você tem duas escolhas com relação ao saber. A primeira é apaixonar-se por ele, ser capaz de conviver com suas dúvidas pessoais e fazer sempre mais perguntas. Se for essa a sua escolha, você viverá as alegrias e os conflitos da eterna busca, mas será um ser com luz própria, capaz de mostrar novos caminhos.

Sua segunda escolha é ter uma fraca relação com algum saber. Nesse caso, você deverá se conformar em caminhar sem rumo ou seguir a trilha que alguém, eventualmente lhe indicar. Em uma nação onde todos cultivam o saber, não existe pobreza. O saber leva ao progresso, à paz e a felicidade.

Fonte: Editora Positivo

Este texto nos aprofunda na palavra SABER que vem do latim sapere, ter gosto e, originalmente o seu significado estava ligado ao paladar . Vemos que a reflexão sobre o saber nos leva a uma construção.  Já ouvi, "quem tem conhecimento tem poder" e este conhecimento, saber, realmente nos liberta da escravidão da ignorância e nos dá poder de mudança, argumentação, transformação pessoal e social, liberdade de escolha com mais responsabilidade e maiores probabilidades  de acerto. Que o SABER acompanhe a todos nós mortais sempre.

Verão de 2013, PROF. VERAMONTEIRO